Eleições 2022

Presidente Bolsonaro se junta de vez ao Centrão

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Crítico do toma lá da cá do Centrão, o presidente Jair Bolsonaro selou, na manhã desta terça-feira, sua parceria com o bloco ao assinar ficha no Partido Liberal (PL), uma das principais siglas desse grupo. O PL é a 9ª sigla do presidente que deixou o PSL em 2019.

Bolsonaro foi conduzido ao PL pelas mãos do presidente da sigla, Valdemar da Costa Neto, figura carimbada do Centrão e ex-aliado do ex-presidente Lula. O dirigente partidário foi, inclusive, condenado e preso pelo escândalo do mensalão, que envolveu petistas e outros políticos da base do governo Lula.

A cerimônia de filiação reuniu muitos políticos na sede do PL, em Brasília. Em seu discurso, segundo a Agência Brasil, o presidente fez questão de frisar que era apenas um ato de filiação e não se tratava de lançamento de "ninguém a cargo nenhum". "Estou me sentindo aqui em casa, dentro do Congresso Nacional, aquele plenário da Câmara dos Deputados, tendo em vista a quantidade enorme de parlamentares aqui presentes. Vocês me trazem lembranças agradáveis, lembranças de luta, de embate, mas, acima de tudo, momentos em que nós, juntos, fizemos pelo nosso país. Eu vim do meio de vocês. Fiquei 28 anos dentro da Câmara dos Deputados", destacou o presidente, que está em campanha pela reeleição.

Junto com Bolsonaro, ingressaram no PL, o senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente, e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. No Rio Grande do Sul, políticos identificados com as bandeiras de Bolsonaro devem mudar de mala e cuia para o partido. Em Santa Maria, o PL também deve ser beneficiado pelo efeito Bolsonaro.

Bandeira de campanha

Na cerimônia de filiação, havia um grande banner com uma frase que deve ser a principal bandeira de campanha à reeleição de Bolsonaro. "O presidente que faz o maior programa social do mundo, agora é do PL."

A frase se refere ao Auxílio Brasil, antigo programa Bolsa Família. A iniciativa é a grande aposta do governo e vitrine de campanha. Não à toa, o PL já deu a largada e apresentou o cartão de visitas.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

PT e PSDB: almas gêmeas? Anterior

PT e PSDB: almas gêmeas?

Próximo

Das prévias para presidente, tucanos saem com asa quebrada

Colunistas do Impresso